quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sorte nossa


O vice-presidente, José Alencar, que era pré-candidato ao pleito de 2010, por incentivo do médico e da família, bateu em retirada e desistiu da campanha. Alegando querer cuidar da saúde, principalmente agora que o câncer, contra o qual luta ha 10 anos, “está em processo de definhamento”, o vice-presidente abdicou de disputar as eleições para senador ou mesmo governador do estado de Minas (o que ainda não estava definido).
O que deixa vários analistas políticos e mesmo todos os cidadão conscientes da importância de seu voto acalentados é que, com a desistência de Alencar de concorrer em outubro, o senador José Sarney, não assumirá a presidência, agora que o vice-presidente pode ficar no posto máximo da república brasileira.
O vice-presidente assumiu no último domingo o cargo de presidente da república interino e ficou até ontem (13) no poder. Isso aconteceu em ocasião da viagem do presidente Lula aos Estados Unidos para participar da conferência que rege as políticas internacionais de armamento nuclear. Essa situação de sucessão irá se repetir por mais 24 dias alternados, onde Lula completará seu ciclo de viagens, que totalizam 17 no primeiro semestre de 2010, para depois poder acompanhar de perto a campanha de sua candidata Dilma Roussef.


Pensando bem
Apesar de afirmar que não houve influência do presidente Lula, com sua decisão José Alencar acabou acertando as peças no xadrez eleitoral de 2010. Agora espera-se uma aliança entre PT-PMDB em Minas, a fim de garantir a eleição do pré-candidato do Movimento Democrático Brasileiro, o senador da república, Hélio Costa ao governo mineiro. Enquanto no cenário federal o candidato ao senado por Minas Gerais seria de indicação do Partido dos Trabalhadores.
Veremos até onde as artimanhas e negociações políticas de 2010 vão. O que sinceramente espero, é que, sendo demagogia ou não, o melhor seja feito pelo nosso país, já que a escolha é do cidadão.